A Defesa Siciliana: Tudo que você precisa saber!!!

A Defesa Siciliana: Tudo que você precisa saber!!!

Maio 21, 2019 0 Por CLAUBER MARTINS

Por que a Defesa Siciliana é uma das defesas mais populares? Quais características tem? Quais são as principais fundações? Neste artigo você encontrará tudo o que você precisa saber sobre essa emocionante defesa.

O que é a defesa siciliana?

A Defesa Siciliana é uma das aberturas mais disputadas no xadrez. A idéia principal é se opor à vantagem do espaço em branco no centro e no lado do rei, com um contra-jogo ativo na ala da lua, muitas vezes retardando o roque curto.

Por várias décadas, essa defesa tem sido muito popular porque oferece oportunidades reais de vencer sem ter que se contentar com a igualdade. O siciliano leva a um jogo muito dinâmico e oferece oportunidades de vitória em ambos os lados.

Essa abertura é uma das mais estudadas teoricamente e possui muitas variantes e subvariantes. Por exemplo, tem sido amplamente utilizado no Campeonato Mundial de Xadrez de 2018 entre Magnus Carlsen e Fabiano Caruana.

A defesa siciliana hoje

A defesa siciliana tem sido, durante anos, a resposta mais comum dos negros para mover e4. No entanto, com a aparição no palco da Defesa de Berlim dentro da Abertura Espanhola caiu em segundo lugar entre a elite.

No entanto, continua a ser a resposta mais popular de Negras em todos os níveis, com a exceção que explicamos no parágrafo anterior.

Seja de uma forma ou de outra, essa defesa sempre estará em vigor devido à sua riqueza estratégica e suas chances de jogar para vencer com os negros.

A defesa siciliana é para você?

Se você está começando a jogar xadrez ou se joga há menos de dois anos (como regra geral, sempre há exceções), não aconselhamos que você jogue a Defesa Siciliana por causa de sua complexidade e grande variedade de possibilidades. A isto devemos acrescentar que, se este é o seu caso, você não deve nem se preocupar em aprender muitas aberturas. Como explicamos neste artigo

Se o seu nível for de um jogador intermediário , que já excede aproximadamente 1800 pontos ELO, você pode começar a se apresentar no seu jogo aprendendo as variantes mais simples, como a variante Pelikan.

A complexidade desta Defesa

Acha que a Defesa Siciliana tem 79 variantes principais, das quais pendem outras subvariantes, e que muitas das linhas requerem conhecer um jogo muito específico que muitas vezes viola os princípios do xadrez, para o qual teremos que ser jogadores avançados, se não queremos ser esmagados na mesma abertura.

Por exemplo, a Variação Najdorf , uma das mais incisivas e usadas por Kasparov, entre outras, tem 15 linhas que deveríamos conhecer muito bem para poder tocá-la. Esta linha, particularmente, é totalmente desencorajada para jogadores que não tenham um nível avançado.

O que eu tenho que fazer se eu quiser jogar a Defesa da Sicília?

O mais aconselhável é que você aprenda seus princípios e as estruturas de peões e manobras principais . Antes de tentar apresentá-lo a todas as opções possíveis que existem.

Na nossa Academia de Xadrez Xeque-Mate, nós preparamos um tutorial que explica como você deve começar a jogar a Defesa da Sicília se você não tiver feito isso antes. No entanto, neste artigo vou contar algumas coisas que você precisa saber.

Planos para Brancas

O branco quer um sistema de desenvolvimento fluido e toma posse dos quadrados centrais.Muitos sistemas incluem mover d2-d4 para se certificar de que as peças brancas ocupam esses quadrados e que as pretas precisam lutar pela iniciativa.

abordagem para enfrentar c5 depende do gosto de cada um, mas a principal opção é: 2. Nf3, 3. d4, 5. Nc3), onde o alvo coloca suas peças em jogo energicamente e, em seguida, tentará se adaptar ao Configuração defensiva preta.

Dependendo do sistema escolhido, o alvo freqüentemente lançará o peão para usar um número de peões no lado do rei para minar a configuração do peão do preto e fazer sua atividade se manifestar (por exemplo, linhas f4-f5 nas linhas de Sozin). 6. Q4).

Planos para Negras

O branco, como vimos, quer obter e4 e d4, de modo que cada peça menor possa se desdobrar facilmente , mantendo um forte centro de peões. No entanto, após o movimento cxd4, o preto tentará alterar este equilíbrio.

Como o negro tem que jogar? Você deve desenvolver suas peças com cuidado, pois o branco ocupa muito espaço em pouco tempo.

Os planos negros geralmente envolvem reagir às ideias-alvo limitando primeiro o escopo e a atividade de suas peças e, em seguida, neutralizando-as lentamente!

Existem muitos tratamentos para a abertura a partir da perspectiva do Negro, mas quase sempre o negro tem em mente uma possível quebra no d5, que muitas vezes dá um pouco de igualdade e pode então jogar com um peão central importante.

Você gostaria de melhorar seus planos de xadrez? 91 99853-0101.

Algumas variantes da defesa siciliana

A variante do dragão

No xadrez, o Dragão tem sua própria história, é nomeado após uma das variantes mais complexas da Defesa da Sicília , em que ambos os lados jogam dinamicamente e fazem vários sacrifícios para tentar destruir o rei rival. O nome é retirado da estrutura do peão preto que tem semelhanças (na forma) com a constelação de Draco (o Dragão).

Neste artigo, vamos nos aprofundar muito mais sobre a variante do dragão .

A variante Najdorf

É o sistema preto mais popular. A intenção do Najdorf com 5 … a6 é preparar … e5 na próxima jogada para ganhar espaço no centro. O imediato 5 … e5 ?! ela é respondida com 6.Ab5 +! e os pretos devem jogar 6 … Ad7 ou 6 … Cbd7. A primeira permite que White mude o bispo, depois do qual a caixa d5 se torna muito fraca. E o segundo, permite 7.Nf5, e agora o preto só pode salvar o peão d jogando muito artificialmente. Em ambos os casos, o jogo de White é preferível.

Atualmente, a arma mais popular de White contra o Najdorf é 6.Ae3. Isso é chamado de ataque inglês , porque foi popularizado pelos grandes mestres ingleses Murray Chandler, John Nunn e Nigel Short nos anos oitenta. A idéia do branco é jogar f3, Dd2, g4 e 0-0-0 em alguma ordem. O preto pode responder com 6 … e6, 6 … e5 ou 6 … Cg4; para evitar … Ng4, o branco às vezes começa com 6.f3. Uma idéia de ataque relacionada ao Branco é 6.Ae3 e6 7.g4, conhecida comoAtaque Húngaro ou Ataque Pereneu .

Variante clássica: 5 … Nc6

A variante clássica pode surgir de duas ordens diferentes de movimento: 1.e4 c5 2.Nf3 d6 3.d4 cxd4 4.Nxd4 Nf6 5.Nc3 Nc6 e 1.e4 c5 2.Nf3 Nc6 3.d4 nxd4 4.Nxd4 Nf6 5.Cc3 d6. O preto simplesmente leva seu cavalo ao quadrado mais natural, e difere decidindo como desenvolver o bispo seu rei.

A resposta mais comum das brancas é 6.Ag5, o ataque de Richter-Rauzer. O movimento 6.Ag5 foi uma invenção de Kurt Richter, que ameaça dobrar os peões pretos depois do Axf6.

Variação Scheveningen: 5 … e6

Na Variação de Scheveningen, o preto está contente com um “centro pequeno” (peões em d6 e e6, em vez de e5) e se prepara para o roque no lado do rei.

Enquanto a teoria indica que as pretas podem manter o equilíbrio no ataque de Keres, os jogadores de hoje muitas vezes preferem evitá-lo jogando 5 … a6, uma idéia popularizada por Kasparov.

Aulas de Xadrez AXXM – 91 98533-0101