Como conseguir o ELO FIDE no xadrez?

Como conseguir o ELO FIDE no xadrez?

Maio 21, 2019 0 Por CLAUBER MARTINS

Já falamos em várias ocasiões sobre o que é o ELO , aquele sistema de pontuação que nos permite saber que nível de xadrez você tem, mas … Você sabe como obter o ELO FIDE oficial? Nós explicamos para você.

ELO FIDE

A FIDE é a Federação Internacional de Xadrez , é a mais prestigiada e mais alta instituição de classificação e estabelece os critérios para a alocação de rankings de xadrez .

Portanto, para saber o que você precisa fazer para obter o seu ELO, temos que seguir os postulados estabelecidos pela FIDE.

O sistema de classificação

sistema de classificação FIDE é um sistema numérico no qual as pontuações fracionárias se tornam diferenças qualificadas e vice-versa. Sua função é produzir informações científicas de medição da melhor qualidade estatística.

Como este sistema funciona matematicamente é um pouco confuso, mas basicamente é que quanto melhores seus oponentes e melhores resultados você ganha mais pontos você ganha.

Quer dizer. Se eu tiver 2000 pontos ELO e eu perder contra alguém de 1500, vou perder muitos pontos a mais do que se eu perder contra alguém em 2000, que é o meu nível.

Os coeficientes de ponderação

Além do que foi explicado no parágrafo anterior, a fórmula para calcular o ELO tem uma variável (conhecida como K para jogadores de xadrez) que pondera quanto ELO é aumentado ou diminuído.

Quanto maior o “seu K” com mais intensidade, as flutuações do seu ranking ocorrem.

Basicamente funciona assim:

K = 40 para um novo jogador na lista de classificação até completar torneios com pelo menos 30 jogos
K = 20, desde que a classificação de um jogador permaneça abaixo de 2400.
K = 10, uma vez que a classificação publicada de um jogador tenha atingido 2400 e permaneça nesse nível mais tarde, mesmo que a classificação caia abaixo de 2400.
K = 40 para todos os jogadores até completarem 18 anos, desde que sua classificação permaneça abaixo de 2300.

Condições para obter o ELO FIDE

  • Você tem que ser federado .
  • Jogue no mínimo 5 jogos em torneios que atendam aos requisitos de jogadores mínimos classificados como estabelecidos pela FIDE. O normal é que um torneio homologado para o ELO atenda aos requisitos, portanto você não deve se preocupar com isso.
  • Você tem que conseguir pelo menos 1000 pontos ELO , este é o mínimo, se você não tiver 1000 ou não conseguir mantê-lo, você desaparece da lista.
  • Por não ter pontos ELO ainda, a classificação de seu desempenho em um torneio é calculada usando todos os seus resultados como se eles tivessem sido jogados em um torneio (não é publicado até que você jogue pelo menos 5 jogos) usando todos os dados de qualificação disponíveis.
  • Como você pode ver, não é muito difícil obter o FIDE ELO oficial . Anos atrás, era muito mais complicado e era preciso formar uma série de blocos contra jogadores mais bem posicionados para alcançá-lo. Hoje em dia é muito mais fácil.

E posso obter o ELO FIDE ARENA? É o mesmo?

FIDE ARENA ELO , é uma invenção recente da FIDE que permite que você jogue online a partir de sua plataforma com jogadores classificados oficialmente, embora as mudanças que ocorrem nesses jogos sejam refletidas apenas na Internet.

Isso não significa que o ELO não seja oficial, porque é, mas é um ELO virtual paralelo que não tem a mesma reputação do real.

Ou seja, se eu tiver 2000 pontos ELO “na vida real” e ganhar 100 pontos na internet, eu vou ter 2100 policiais na internet, mas ainda vou ter 2000 na vida real.

Junto com a criação deste ELO, também foi criada uma série de títulos da FIDE para os jogadores.

E os ELOs de Lichess, Chessbase, Chess24 e outras plataformas de jogos?

Eles são simplesmente ELOs que não têm valor oficial, eles simplesmente servem para conhecer o seu nível de jogo no contexto desta plataforma e podem ser indicativos do seu nível “real”, mas muito indicativo.

Pelo que vimos, essas plataformas, devido ao tipo de “população” e ao número de jogadores que jogam, geralmente oferecem ELOs diferentes entre eles. Do meu ponto de vista, o ELO mais próximo do real é o da Chessbase, mas é uma avaliação pessoal que não se baseia em um estudo rigoroso.

De qualquer forma, se você quer ter um bom ELO e mantê-lo, a melhor coisa é que você estuda xadrez e pratica! E se você fizer isso conosco melhor!