SEMINÁRIO DE ARBITRAGEM EM XADREZ 01/2019 – PARTE 3

SEMINÁRIO DE ARBITRAGEM EM XADREZ 01/2019 – PARTE 3

Maio 23, 2019 0 Por CLAUBER MARTINS

REGRAS BÁSICAS DO JOGO

Artigo 1: A natureza e objetivos do jogo de xadrez

1.1 O jogo de xadrez é disputado entre 2 oponentes que movem suas peças sobre um tabuleiro quadrado denominado ‘tabuleiro de xadrez’.

1.2 O jogador com as peças de cor clara (Brancas) faz o primeiro lance, então os jogadores movem alternadamente, com o jogador com as peças escuras (Pretas) executando o próximo lance.

1.3 Diz-se que um jogador ‘tem a vez de jogar’, quando se realiza o movimento de seu adversário.

1.4 O objetivo de cada jogador é colocar o rei do oponente ‘sob ataque’ de tal forma que o oponente não tenha lance legal.
1.4.1 O jogador que alcançar esse objetivo diz-se que deu xeque-mate no rei do adversário e venceu a partida. Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque, nem capturar o rei do oponente.

1.4.2 O oponente cujo rei sofreu xeque-mate perdeu a partida.

1.5 A partida está empatada se resultar numa posição em que nenhum dos jogadores tem possibilidade de dar xeque-mate no rei do oponente (veja Artigo 5.2.2).

Às vezes, nem o branco e nem o preto pode dar xeque-mate no adversário. Nestes casos, a partida está empatada. O exemplo mais simples é quando no tabuleiro há apenas dois Reis. Outros casos são: Rei e Cavalo contra o Rei, Rei e Bispo contra Rei, Rei e Bispo contra o Rei e Bispo da mesma cor.

Artigo 2: A posição inicial das peças no tabuleiro

2.1 O tabuleiro de xadrez é composto de uma grade de 8×8 com 64 casas iguais alternadamente claras (as casas ‘brancas’) e escuras (as casas ‘pretas’). O tabuleiro é colocado entre os jogadores de tal forma que a casa do canto à direita de cada jogador é branca.

2.2 No início da partida as Brancas têm 16 peças de cor clara (as peças ‘brancas’); as Pretas têm 16 peças de cor escura (as ‘peças pretas’): As peças são as seguintes:

Peças Staunton

P       D        R       B        C      T

2.3 É a seguinte a posição inicial das peças no tabuleiro:

2.4 As oito casas dispostas verticalmente são chamadas ‘colunas’. As oito casas dispostas horizontalmente são chamadas ‘fileiras’. É denominada ‘diagonal’ a linha reta de casas de mesma cor que se estende de um canto do tabuleiro a outro canto adjacente.

Um tabuleiro pode ser feito de vários materiais, mas a cor das casas (castanho = escuro = Preto e branco = claro = creme) deve ser claramente diferente. É útil não ser brilhante para evitar reflexos e inconveniência para os jogadores. O tamanho do tabuleiro deve ser proporcional à dimensão das peças. Para mais informações, consulte o Manual C.05 FIDE “Regras de Torneios da FIDE”.
É muito importante verificar a orientação do tabuleiro, a posição correta de todas as peças antes de começar o jogo. Assim, o árbitro pode evitar uma série de reivindicações potenciais sobre Reis e Rainhas ou Cavalos e Bispos trocados.
Às vezes, há discordância entre os jogadores sobre como colocar os cavalos. Cada jogador tem seu próprio hábito sobre esta ponto. Cada jogador pode colocar seus próprios cavalos como gosta antes do início do jogo ou, se você faz durante o jogo, só depois de ter informado o seu adversário que vai fazer (Veja Artigo 4: licença para arrumar, “j’adoube” = “compor”).